A Prefeitura de Santo André, por meio da SATrans, está realizando a troca de 75 pontos de ônibus e requalificando outros 300 existentes. Na primeira etapa das intervenções, a equipe substituiu 50 abrigos por estruturas modernas e com um novo padrão visual, que oferecem mais conforto aos usuários do transporte na cidade.
A substituição dos abrigos antigos por novas estruturas ocorre em etapas, com cronograma definido pela SATrans. As equipes vão aos locais, retiram os abrigos danificados ou fora do padrão anterior e instalam os novos modelos. Eles oferecem cobertura ampliada, assentos mais confortáveis, acessibilidade e melhor sinalização.
A requalificação dos pontos existentes inclui reparos estruturais, pintura, troca de placas informativas e melhorias na iluminação, quando necessário. Essas ações garantem mais conforto e segurança aos usuários que aguardam o transporte.
- Leia também: Atibaia aprova lei de incentivo aos ciclistas
Nova frota e modernização do transporte coletivo de Santo André
A modernização do transporte coletivo é outro pilar do Promobi. A cidade acaba de receber 26 novos ônibus equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, GPS integrado, entradas USB para carregamento de dispositivos móveis e acessibilidade total para pessoas com deficiência. Além disso, os veículos contam com motorização Euro 6, que garante menor emissão de poluentes. O investimento total para a aquisição dessa nova frota foi de R$ 20 milhões.
O Promobi também aposta na inovação tecnológica. O aplicativo Cittamobi, que já ultrapassou 38 mil usuários ativos – crescimento de 35% em apenas um mês -, passou a operar sem anúncios e conta agora com sistema exclusivo de geolocalização para Santo André.
Na área de segurança viária, o Promobi implementa o Traffic Calm, conjunto de ações que inclui redução de velocidade e melhorias na infraestrutura em locais sensíveis. O foco é a proteção de pedestres e motoristas em áreas como escolas e regiões de grande circulação.
Com o Promobi, Santo André consolida um novo momento em sua política de mobilidade urbana, unindo conforto, tecnologia e segurança. O objetivo é construir uma cidade mais conectada e sustentável.