Na manhã desta sexta-feira (18), comerciantes da região da Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, realizaram um protesto contra a investigação do governo dos Estados Unidos sobre a venda de produtos falsificados na região.
Região da Rua 25 de Março tem manifestação após ação do governo Trump
Cerca de 120 pessoas ocuparam uma faixa da Rua Carlos de Sousa Nazaré, de acordo com a Polícia Militar. Muitos manifestantes usavam máscaras do presidente Donald Trump em sinal de protesto. O ato buscou responder à decisão do governo americano de incluir a 25 de Março em uma lista de locais suspeitos de comercializar produtos piratas.
A região é considerada o maior centro de comércio popular do Brasil e da América Latina. A investigação norte-americana questiona a proteção dos direitos de propriedade intelectual no país e acusa a área de atuar como polo de distribuição de itens falsificados.
- Leia também: Mobi Podcast: o futuro da mobilidade em debate
Governo dos EUA anuncia investigação formal contra o Brasil
Donald Trump ordena a ação, anunciada na terça-feira (15) pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR). O objetivo é apurar falhas do Brasil no combate à pirataria e, possivelmente, aplicar sanções comerciais.
A reação imediata dos comerciantes reforça a preocupação com o impacto econômico e a imagem da Rua 25 de Março, referência nacional em comércio acessível e ponto de emprego para milhares de trabalhadores.