Queda nos preços dos combustíveis em junho de 2025

Em junho de 2025, os preços dos combustíveis no Brasil apresentaram uma tendência de queda, conforme aponta o levantamento do Monitor de Preços de Combustíveis. Cinco dos seis combustíveis monitorados registraram redução nos preços médios nacionais em relação a maio. O etanol teve a maior queda, com 1,6%, seguido pelo diesel comum com 1,5%, diesel S-10 com 1,4%, gasolina comum com 0,8% e gasolina aditivada com 0,6%. Apenas o Gás Natural Veicular (GNV) apresentou uma leve alta de 0,1%.

Preços nacionais em junho de 2025

A gasolina comum teve um preço médio de R$ 6,313 por litro, com uma redução de 0,8% no mês. Apesar disso, acumula uma alta de 1,6% no ano e de 6,6% em 12 meses. As regiões Norte e Centro-Oeste registraram os maiores preços, enquanto Sudeste e Sul apresentaram os menores valores. O etanol hidratado foi comercializado a R$ 4,305 por litro, com um recuo de 1,6% em relação a maio. No acumulado do ano, o etanol subiu 3,4% e, em 12 meses, 11,0%.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Trajetória semanal dos preços

    A análise semanal dos preços nacionais dos principais combustíveis, como diesel S-10, etanol e gasolina comum, mostra um aumento acentuado em janeiro devido a reajustes da Petrobras e no ICMS. Após uma estabilidade entre fevereiro e março, houve uma tendência de queda de abril a junho. A Petrobras anunciou reduções nos preços do diesel e da gasolina para as distribuidoras, contribuindo para a diminuição dos preços nos postos.

    Gasolina x etanol

    Em junho de 2025, o preço médio do etanol correspondeu a 72% do valor da gasolina comum no cenário nacional. Esse percentual favoreceu a escolha pela gasolina em diversas regiões, já que supera o patamar de 70%, considerado o ponto de equilíbrio em termos de rendimento para veículos flex. No entanto, estados como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná continuam apresentando condições favoráveis ao etanol.

    A análise dos valores dos combustíveis em junho de 2025 revela uma tendência de queda, com exceção do GNV. Essa variação nos preços reflete as mudanças econômicas e as decisões da Petrobras, impactando diretamente o consumidor final.

    Deixe um comentário