A cidade de Santos está prestes a inaugurar uma Área de Treinamento de Pedestrianismo (ATP) na orla, um projeto-piloto que visa atender à crescente demanda por espaços seguros para a prática desse esporte. A partir da próxima terça-feira, a área estará disponível para os praticantes de pedestrianismo, funcionando às terças, quartas e quintas-feiras, das 4h às 6h, exceto em feriados e dias de chuva.
Espaço dedicado ao pedestrianismo
O novo espaço para pedestrianismo se estende da Avenida Bartolomeu de Gusmão, próximo à Igreja Santos Antônio do Embaré, até a Rua Alexandre Martins, na pista José Menino/Ponta da Praia. A iniciativa busca oferecer um ambiente seguro e controlado, com monitoramento da CET-Santos, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, garantindo a segurança dos atletas.
Impacto no trânsito e alternativas
Para minimizar o impacto no trânsito, a escolha dos horários de funcionamento da ATP foi baseada em estudos que consideraram o baixo fluxo de veículos nas primeiras horas do dia. Motoristas poderão utilizar a Avenida Epitácio Pessoa como rota alternativa durante o fechamento da avenida da orla.
Transporte público e ajustes
Os usuários de ônibus municipais devem estar atentos aos desvios nas linhas que trafegam pela orla nos dias de funcionamento da ATP. As linhas 05, 139 e 194, no sentido Rua Alexandre Martins, seguirão por avenidas alternativas. Assim como as linhas 23, 42, 52, 152 e 194, no sentido Ponta da Praia.
Pedestrianismo: inspiração e sucesso do ciclismo
A criação da ATP é inspirada na bem-sucedida Área de Treinamento de Ciclismo (ATC). Ela já funciona há 11 anos e atende cerca de 200 usuários por dia. A nova área para pedestrianismo promete fortalecer ainda mais o destaque do esporte em Santos, oferecendo um espaço seguro e adequado para treinos.
Conclusão
A inauguração da Área de Treinamento de Pedestrianismo em Santos representa um avanço significativo para os praticantes do esporte na cidade. Com um espaço dedicado e seguro, a expectativa é que a modalidade continue a crescer. Consolidando Santos como um polo de referência para o pedestrianismo no Brasil.