Observa: tecnologia que organiza o tráfego de caminhões

Em meio ao crescimento do tráfego de veículos pesados nas áreas urbanas e aos frequentes danos causados por caminhões que circulam fora das rotas planejadas, 10 cidades brasileiras – a maioria em São Paulo – adotam uma solução inovadora: o sistema Observa, desenvolvido pela Sentran e integrado às soluções da Pumatronix. Essa iniciativa se dedica à melhoria da mobilidade e segurança no trânsito.

Monitoramento inteligente com cerco eletrônico

O sistema utiliza câmeras de monitoramento formando um cerco eletrônico e um aplicativo intuitivo para smartphones. Nele, o próprio caminhoneiro informa previamente sua rota e solicita permissão para circular por determinadas vias em um período específico. Se o veículo não estiver na “watchlist” (lista de permissões), ele poderá receber autuação automática. O Observa impõe limites claros e seguros ao tráfego de caminhões, garantindo que esses veículos utilizem vias adequadas e autorizadas sem comprometer a segurança das cidades.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Facilidade para o caminhoneiro via aplicativo

    “O caminhoneiro consegue fazer tudo pelo aplicativo: informar sua rota, justificar a parada e até anexar uma foto do local onde vai pernoitar, se necessário. É o mesmo app para todas as cidades participantes, e está disponível nos sites das prefeituras”, avalia Sylvio Calixto, CEO do Grupo Pumatronix.

    Cidades já beneficiadas pelo Observa

    Dentre os municípios que já operam o sistema estão Cordeirópolis (SP), Embu das Artes (SP) e Santo Antônio do Pinhal (SP). Essas cidades enfrentavam problemas causados por caminhões tentando escapar de pedágios, resultando em acidentes com fios elétricos, postes, calçadas e muros. Com a implantação do Observa, essas cidades contam com mais controle, segurança e eficiência no monitoramento viário.,

    Expansão prevista e impactos positivos

    “O sistema Observa tem sido essencial para restringir o tráfego de caminhões na área central de Cordeirópolis. A legislação proíbe essa circulação, mas o sistema permite liberações pontuais, garantindo mais controle viário e contribuindo para a preservação das vias públicas”, destaca o secretário de Segurança Pública e Trânsito de Cordeirópolis, Carlos Alberto Avi.

    A expectativa é que o Observa continue se expandindo, com novas cidades adotando a tecnologia nos próximos meses. Para a formalização da operação em cada município, basta uma portaria ou decreto municipal validando o uso do sistema como ferramenta de controle viário.

    “Além de evitar multas indevidas para os veículos que cumprem as exigências, o Observa contribui para a preservação da infraestrutura urbana e da qualidade de vida dos moradores. O sistema também beneficia empresas de logística e transporte, que agora planejam suas rotas com mais previsibilidade e segurança jurídica”, afirma Calixto.

    Sobre o Grupo Pumatronix

    É uma das principais fabricantes nacionais de equipamentos para monitoramento de trânsito e sistemas de transporte inteligente (ITS), com alta tecnologia para captura e processamento de imagens e leitura de placas de veículos (OCR/LPR). Fundada em 2007 na incubadora Tecnológica do Tecpar (INTEC), a Pumatronix conta com um Laboratório Tecnológico próprio, onde monta, integra e testa placas eletrônicas com precisão e qualidade certificada pelo ISO 9001. Em 2021, adquiriu a Plugfield, uma das maiores fábricas brasileiras de Estação Meteorológica Online.

    Deixe um comentário