A cidade de Campinas está passando por uma significativa modernização em seu sistema de transporte público com a chegada de novos ônibus. A empresa Campibus, integrante do Consórcio Cidade de Campinas (Concicamp), adquiriu 60 novos veículos que representam uma renovação de 54% da frota operacional atual. Este trabalho atende a um pedido do prefeito Dário Saadi e conta com o acompanhamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Secretaria de Transportes (Setransp).
Novos ônibus e suas características
Os novos ônibus, do modelo Euro VI, possuem quatro portas, ar-condicionado e tomadas USB para recarga de celulares. Com 12,7 metros de comprimento e 208 cv de potência, eles têm capacidade para 33 passageiros sentados e 29 em pé. Dez desses veículos já estão em fase final para operar na cidade, enquanto outros nove estão em montagem e inspeção.
Impacto dos novos ônibus na frota atual
Além dos 60 novos ônibus, outros 30 veículos já circulam em Campinas, nos eixos Ouro Verde, Nova Europa, Parque Jambeiro e Swiss Park. Este investimento, realizado pelas empresas VB Transportes e Onicamp Transporte Coletivo, visa melhorar a qualidade do transporte público antes mesmo da nova licitação que prevê a modernização total da frota.
Licitação e modernização completa
A modernização completa do sistema de transporte público está vinculada a uma nova licitação que prevê a renovação de 100% da frota, incluindo o BRT. Todos os veículos terão ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminais de computador de bordo. A consulta pública da licitação já foi encerrada, e a administração planeja divulgar o cronograma para a publicação do edital em breve.
A chegada dos novos ônibus representa um passo importante para melhorar a qualidade do transporte público em Campinas, atendendo às necessidades urgentes dos usuários e preparando o sistema para uma modernização completa no futuro.