Trens da Linha 6-Laranja feitos em Taubaté são mais leves e econômicos

A Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo representa um marco de inovação e sustentabilidade no transporte público da cidade. Com trens de fabricação nacional e tecnologia de ponta, a linha conectará a região da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim da Linha 1-Azul, no Centro da capital. A primeira composição foi entregue no Pátio Morro Grande, destacando-se por práticas sustentáveis e tecnologias avançadas.

Produção nacional e tecnologia de ponta

A fabricação dos trens da Linha 6-Laranja ocorre na unidade da Alstom em Taubaté, interior de São Paulo. A produção começou em 2024, e os primeiros trens já estão em fase de testes. Com 22 trens e 132 carros no total, a linha promete eficiência e conforto para os passageiros. A operação está prevista para o segundo semestre de 2026, com o primeiro trecho entre Brasilândia e Perdizes.

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  • Eficiência energética e sustentabilidade

    Os trens da Linha 6-Laranja são construídos em aço inoxidável, garantindo resistência e durabilidade. Além disso, a tecnologia de frenagem regenerativa permite o reaproveitamento da energia gerada pelo movimento dos trens. Cerca de 95% das frenagens utilizarão esse sistema, economizando energia e reduzindo o desgaste dos equipamentos. O projeto conquistou o selo AST-Infra, reconhecendo suas soluções sustentáveis.

    trem linha 6-laranja taubaté
    Foto: Pablo Jacob/Governo de São Paulo

    Linha 6-Laranja: conforto e acessibilidade

    Os trens da Linha 6-Laranja oferecem condução automática, climatização e câmeras de vigilância. Uma inovação é a instalação de intercomunicadores acessíveis a pessoas em cadeira de rodas, garantindo autonomia para passageiros com mobilidade reduzida. A identidade visual dos trens destaca a cor laranja, proporcionando uma viagem segura e confortável.

    Impacto e conexões da Linha 6-Laranja

    Com 15,3 km de extensão, a Linha 6-Laranja reduzirá o tempo de deslocamento de 1h30 para apenas 23 minutos. A linha terá conexões com as linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi, integrando-se ao sistema metropolitano. A escavação dos túneis foi concluída em fevereiro de 2025, e a instalação de trilhos e sistemas está em andamento. A parceria público-privada com a concessionária Linha Uni, executada pela Acciona, gerou mais de 10 mil empregos.

    A Linha 6-Laranja não apenas moderniza o transporte público de São Paulo, mas também promove práticas sustentáveis e acessibilidade, beneficiando milhares de passageiros diariamente.

    novo trem da linha 6-laranja
    O primeiro trecho da linha, entre a Brasilândia e a Estação Perdizes, será entregue no segundo semestre de 2026 – Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

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