O Governo de São Paulo está prestes a firmar um novo aditivo contratual com a concessionária Linha Uni para viabilizar as extensões da Linha 6-Laranja do metrô. Atualmente, a linha está em obras entre Brasilândia e São Joaquim. A proposta é expandir a linha nas duas extremidades: de São Joaquim até o Parque da Mooca e de Brasilândia até Velha Campinas. Durante a cerimônia de entrega do primeiro trem do novo ramal, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que o aditivo poderá ser firmado ainda neste semestre.
Avanços na Linha 6-Laranja
A Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo está em fase de expansão, com a proposta de adicionar 6,6 km de novos trilhos. Destes, 4,1 km serão no sentido Sudeste e 2,5 km no sentido Noroeste. A tuneladora Sul, responsável pela escavação do trecho entre o Rio Tietê e São Joaquim, concluiu sua operação em um poço logo após a conexão com a Linha 1-Azul. O equipamento aguarda o desfecho da negociação para iniciar a próxima escavação.
Impacto da expansão da Linha 6-Laranja
A expansão da linha promete melhorar significativamente a mobilidade urbana em São Paulo. Com a ampliação, a linha conectará importantes regiões da cidade, facilitando o deslocamento dos paulistanos. O método NATM (Novo Método Austríaco de Tunelamento) será utilizado na escavação dos túneis da expansão norte, garantindo eficiência e segurança nas obras.
Expectativas para o futuro
A entrega do primeiro trem do novo ramal marca um importante avanço para a Linha 6-Laranja. A expectativa é que, com a conclusão das extensões, a linha se torne um eixo fundamental no transporte público da cidade. O governo de São Paulo e a concessionária Linha Uni estão comprometidos em concluir as obras dentro do prazo, proporcionando uma nova alternativa de mobilidade para os cidadãos.
A expansão da linha representa um passo significativo para a melhoria do transporte público em São Paulo. Com as novas extensões, a linha se tornará ainda mais relevante, conectando regiões estratégicas e facilitando o deslocamento diário de milhares de pessoas.