O Metrô de São Paulo iniciou a instalação de sensores de presença em três estações da Linha 2-Verde, reforçando a segurança dos passageiros. As estações Tamanduateí, Sacomã e Vila Prudente, que já possuem portas de plataforma, agora contarão com este novo dispositivo para evitar a presença de pessoas no espaço entre as portas e os trens.
Sensores de presença na Linha 2-Verde
A instalação dos sensores de presença na Linha 2-Verde faz parte de um projeto de segurança que visa aumentar a proteção dos usuários. Inicialmente, a equipe implantou os Gap Fillers, peças de borracha com metal que preenchem os espaços existentes. Agora, com um prazo de até 120 dias, os sensores de presença serão adicionados.
Impacto na operação das estações da Linha 2-Verde
Para a instalação dos sensores, foi necessário desativar temporariamente o funcionamento das portas, permitindo acesso integral ao sistema sincronizado com o controle de trens. Essa medida não interfere na circulação dos trens, garantindo que a operação comercial continue sem interrupções.
Reforço na segurança dos passageiros
Com a instalação dos sensores, o sistema ganhará mais camadas de segurança, principalmente em estações cujas portas de plataforma, instaladas antes de 2021, não tinham esse recurso adicional. Durante o período de obras, as portas permanecerão abertas, e o Metrô reforçará o efetivo de funcionários para orientar e auxiliar os passageiros.
Campanha de conscientização
Além das melhorias físicas, o Metrô de São Paulo iniciará uma campanha para promover o uso seguro do sistema. A atenção dos passageiros é fundamental, adotando cuidados no embarque e desembarque dos trens, garantindo assim uma viagem mais segura para todos.