A expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo avança com a chegada de 1.500 toneladas de trilhos ao Porto de Santos. Importados da China, esses trilhos serão utilizados no trecho entre as estações Vila Prudente e Penha, marcando um importante progresso nas obras.
Chegada dos trilhos da Linha 2-Verde
A primeira carga de trilhos para a Linha 2-Verde chegou ao Brasil, destacando um marco significativo na expansão do metrô. Com previsão de chegada ao canteiro de Rapadura em 24 de julho, os trilhos somam 26.316 metros, divididos em 1.462 barras de 18 metros cada.
Logística e transporte dos trilhos
Para transportar os trilhos do porto até a capital, serão necessárias 47 viagens utilizando carretas extensivas de três eixos, cada uma com capacidade de até 32 toneladas. A equipe realizará o transporte em sistema de revezamento com duas carretas, garantindo eficiência no processo.
Fases da expansão da Linha 2-Verde
A expansão da linha está dividida em duas fases principais. A primeira fase, entre Vila Prudente e Vila Formosa, incluirá quatro novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa, com previsão de abertura em 2027. A segunda fase, de Vila Formosa até Penha, contará com as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha, prevista para 2028.
Impacto e benefícios da expansão
Com um investimento de R$ 15 bilhões, a expansão da Linha 2-Verde adicionará 8,3 km de vias e oito novas estações. A estação Penha permitirá transferência para as linhas 3-Vermelha e 11-Coral, enquanto Anália Franco se conectará à futura Linha 16-Violeta. Essa ampliação facilitará o deslocamento dos moradores da região leste e melhorará a distribuição de passageiros, beneficiando cerca de 1,2 milhão de pessoas diariamente.
A chegada dos trilhos e o progresso das obras reforçam o compromisso com a melhoria do transporte público em São Paulo, trazendo mais conforto e eficiência para os usuários.