Governo de SP estuda concessão da Linha 19-Celeste

O Governo do Estado de São Paulo está considerando conceder à iniciativa privada a futura Linha 19-Celeste do Metrô, mesmo enquanto as obras ainda estão em fase de licitação. Essa informação foi divulgada pelo jornal Valor Econômico, com base em entrevista com Roberto Torres, diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô. A futura linha, que conectará o Centro de São Paulo a Guarulhos, passando pela Zona Norte, é uma das principais apostas para melhorar a mobilidade urbana na região.

Linha 19-Celeste e o modelo de concessão

O projeto da Linha 19-Celeste pode seguir o mesmo modelo adotado na Linha 4-Amarela, onde o governo foi responsável pela construção da infraestrutura. Enquanto uma empresa privada assumiu a operação, a compra dos trens e a implantação do sistema de sinalização por meio de concessão. Essa estratégia visa otimizar recursos e acelerar a implementação de novas linhas, garantindo eficiência na operação.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Integração com outras linhas

    A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) está avaliando a possibilidade de incluir a Linha 19-Celeste em um pacote conjunto com linhas já existentes, como a Linha 3-Vermelha. Essa integração também pode ocorrer em outros trechos, como entre a Linha 20-Rosa e a Linha 1-Azul. E a Linha 22-Marrom com as linhas 2-Verde e 15-Prata. Essa abordagem busca criar sinergias entre as linhas, melhorando a conectividade e a experiência dos usuários.

    Linha 19-Celeste: cronograma e investimentos

    Segundo o site da SPI, a audiência pública do projeto da linha pode ocorrer no terceiro trimestre de 2025, com o leilão previsto para 2026. O cronograma preliminar de concessões inclui a Linha 19-Celeste no segundo lote, junto com a Linha 3-Vermelha. Com um investimento estimado de R$ 23 bilhões e previsão de edital para o terceiro trimestre de 2026. Esse planejamento reflete o compromisso do governo em expandir e modernizar a rede de transporte público na capital paulista.

    Conclusão

    A concessão da futura linha à iniciativa privada representa um passo significativo para a mobilidade urbana em São Paulo. Com a integração planejada com outras linhas e o modelo de concessão proposto, espera-se que a nova linha traga melhorias significativas para o transporte público, beneficiando milhares de usuários diariamente.

    Deixe um comentário