Mitos e verdades sobre regularização do IPVA e multas em atraso

Com cerca de 35 milhões de motocicletas circulando pelas ruas e estradas do Brasil, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), manter a documentação regularizada é fundamental para garantir a segurança e evitar transtornos com a fiscalização. No entanto, muitos motociclistas ainda têm dúvidas sobre questões relacionadas ao pagamento do IPVA, multas em atraso e o processo de regularização da moto.

Para esclarecer as principais dúvidas e orientar motociclistas sobre como manter a documentação da moto em dia de forma simples, a Zapay, fintech que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos, destaca os principais mitos e verdades sobre o tema.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • É verdade que não dá para parcelar o IPVA atrasado?

    Mito: Em muitos estados brasileiros, é possível parcelar o IPVA atrasado, inclusive no cartão de crédito. A Zapay oferece essa solução de forma segura, com parcelamento em até 12 vezes, além de permitir o pagamento de outros débitos como multas, licenciamento, IPVA de anos anteriores e o DPVAT. Para quem tem dúvidas sobre quanto vai pagar, a plataforma ainda disponibiliza uma calculadora de IPVA e acesso à tabela FIPE, ajudando o condutor a entender melhor o valor do imposto com base nas características do veículo.

    A moto pode ser apreendida só por estar com o IPVA atrasado?

    Mito: O atraso no IPVA, por si só, não leva à apreensão da moto. O problema ocorre porque ele impede a emissão do CRLV, e circular sem esse documento é infração gravíssima. Por isso, o risco existe, mas está ligado à ausência do licenciamento, e não diretamente ao imposto. A Zapay oferece ferramentas para consultar licenciamento atrasado e atua também como despachante digital. Assim, auxilia o proprietário a regularizar tudo online, de forma simples e sem burocracia, facilitando o ajuste financeiro do motociclista.

    Multas em atraso impedem a regularização da moto?

    Verdade: Sem quitar as multas pendentes, o proprietário não consegue fazer o licenciamento do veículo, o que o mantém em situação irregular. A boa notícia é que esses débitos também podem ser pagos à vista ou parcelados. A Zapay oferece esse serviço com segurança, permitindo que o usuário consulte e quite as multas pela internet. Além disso, a plataforma conta com serviços como ficha técnica de veículos, seguros automotivos e outros recursos úteis para quem deseja manter a documentação em dia e o veículo regularizado.

    Como regularizar a moto de forma simples

    Para regularizar a situação da moto, o proprietário deve:

    • Consultar os débitos pendentes, incluindo IPVA, multas e taxa de licenciamento.
    • Optar pelo pagamento à vista ou parcelado, conforme a legislação vigente no estado de registro do veículo.
    • Após quitar os débitos, o motorista deve solicitar a emissão do CRLV digital, disponível para download no aplicativo da Zapay ou na Carteira Digital de Trânsito.

    Sobre a Zapay

    Fundada em 2017, a Zapay é uma startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Com 106 milhões de consultas realizadas em seu aplicativo e site, é uma empresa credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e a única que opera em todos os Detrans do Brasil. A Zapay oferece consulta e o pagamento de débitos de veículos com segurança em todo o território nacional. Ao todo, 3 milhões de veículos já estão regularizados e o app soma 4,2 milhões de downloads gratuitos.

    Sua solução permite que motoristas de carros, motos e caminhões consultem e paguem IPVA, licenciamento e multas no Pix ou no cartão de crédito, em até 12X. Em março de 2024, passou a fazer parte do Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos do grupo norte-americano Corpay. Juntas, as empresas planejam criar o maior hub de soluções para automóveis no país.

    Deixe um comentário