No mês de julho, o Bonde de Santos opera em horário especial, proporcionando mais oportunidades para moradores e turistas conhecerem a cidade durante as férias escolares. A linha funcionará das 10h30 às 17h, de terça a sexta-feira, com saídas a cada 30 minutos. Aos sábados, os trajetos ocorrem a cada 20 minutos, enquanto aos domingos, o intervalo entre as partidas volta a ser de 30 minutos.
Esse trajeto passa pelo Centro Histórico, onde os condutores narram curiosidades sobre casarões, monumentos e personagens marcantes da cidade. Assim, a visita se torna uma verdadeira viagem no tempo, repleta de histórias.
Bonde Café Expositivo
Uma atração imperdível durante o mês é o Bonde Café Expositivo, que acontece às quintas e sextas-feiras, entre 13h e 16h. Essa experiência inclui uma degustação gratuita de café, além de dicas de um barista convidado, que compartilha informações sobre preparo, origem e sabor da bebida. O evento ocorre com o bonde estacionado, proporcionando um ambiente exclusivo.
Os interessados devem retirar senhas na recepção do Museu Pelé, localizado no Largo Marquês de Monte Alegre, por ordem de chegada, e com vagas limitadas.
Manutenção dos bondes
A operação dos bondes de Santos é gerenciada pela Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos). A CET é responsável pela manutenção, restauração e condução dos veículos históricos, garantindo que essa rica parte da história da cidade continue viva.
Atenção às alterações
É importante ressaltar que, devido à 8ª Parada Orgulho LGBT+ de Santos, a linha não funcionará no domingo, 29 de julho. As visitas monitoradas ao Paço Municipal também não ocorrerão nesse fim de semana. Contudo, o passeio pela garagem dos bondes segue normalmente, com visita monitorada ao Armazém 12A e aos carros ferroviários. A retirada das senhas gratuitas para essa atividade acontece no Museu Pelé, com saídas das 11h às 16h, a cada hora.
Compra de ingressos
Os ingressos para as viagens no Bonde de Santos estão disponíveis na bilheteria do Museu Pelé, custando R$ 7,00. Estão disponíveis meia tarifa de R$ 3,50 para maiores de 60 anos, estudantes, pessoas com deficiência e professores, mediante comprovação. Crianças até 5 anos que forem carregadas não pagam entrada.
Essa iniciativa também está alinhada ao item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que trata de Indústria, Inovação e Infraestrutura. Portanto, ao aproveitar essa experiência, você não apenas se diverte, mas também apoia um projeto sustentável.