O Governo de São Paulo e o Ministério de Portos e Aeroportos definiram 5 de setembro de 2025 como data para o leilão do Túnel Santos-Guarujá, maior certame de infraestrutura do país. O cronograma foi ajustado após roadshow internacional na Europa, que gerou sugestões técnicas e financeiras consideradas pelas autoridades.
Modelagem do Túnel Santos-Guarujá incorpora inovação técnica
As contribuições recebidas promoveram melhorias no edital, elevando a atratividade para investidores e reforçando a segurança jurídica. Com extensão de 1,5 km (870 m sob o canal), esse será o primeiro túnel imerso no Brasil, adotando técnica já consagrada na Holanda, Japão e China.
Estrutura do Túnel Santos-Guarujá inclui três faixas e VLT
O projeto prevê três faixas por sentido, uma delas exclusiva para o VLT, e uma galeria para pedestres e ciclistas. Infraestruturas de ventilação, iluminação e segurança completam o empreendimento, diminuindo impacto urbano e facilitando a manutenção.
Concessão de 30 anos trará modelo misto de remuneração
A concessão abrangerá construção, operação e manutenção por 30 anos. O modelo prevê tarifa de pedágio, contraprestação pública, aporte governamental e receitas acessórias. O edital premiará o maior desconto na contraprestação pública máxima, priorizando eficiência e benefício à população.
Túnel vai impactar mobilidade e gerar empregos
Com mais de 21 mil veículos e quase 8 mil ciclistas e pedestres transportados diariamente pelas balsas, o túnel deverá transformar a mobilidade entre Santos e Guarujá. A expectativa inclui até 9 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia da Baixada Santista.