Especialistas debatem soluções financeiras para ampliar o transporte sustentável no Brasil

Transferir a lógica da mobilidade urbana para um modelo mais limpo exige investimentos sólidos e visão estratégica. Durante o evento “Economias Prósperas: Financiando o Transporte Sustentável rumo à COP30”, realizado em Brasília na terça-feira (3), especialistas e autoridades discutiram caminhos financeiros e estruturais. O objetivo foi impulsionar o transporte sustentável no Brasil.

Soluções financeiras para transporte sustentável entram na pauta

A iniciativa, organizada pela União Internacional de Ferrovias (UIC), contou com a presença da ANPTrilhos, UITP, ANTF e CNT, além de nomes como Ana Patrizia Lira, Joubert Flores, Eric Farcette e Valter Souza. O debate abordou os desafios de financiar projetos sustentáveis. Foram destacados instrumentos do Acordo de Paris, como o mercado de carbono e os mecanismos do Artigo 6.4.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Transporte sustentável depende de integração entre setores

    Ana Patrizia Lira, da ANPTrilhos, destacou o papel dos trilhos na redução das emissões e defendeu o uso de créditos de carbono para viabilizar grandes projetos. Valter Souza, da CNT, reforçou a necessidade de transição energética no setor e integração entre modais como forma de reduzir custos e emissões.

    Transporte coletivo como saída ecológica

    O deputado federal Jilmar Tatto argumentou que a mobilidade urbana só avança com prioridade ao transporte coletivo, especialmente o ferroviário. Segundo ele, é preciso romper com a lógica do carro como protagonista urbano. No encerramento, Joubert Flores defendeu mudanças estruturais imediatas e planejamento para garantir um transporte público eficiente, acessível e sustentável.

    Deixe um comentário