Metrô inicia desmontagem do tatuzão para reutilização entre Penha e Complexo Rapadura

O Metrô de São Paulo iniciou a desmontagem do tatuzão que será reutilizado na segunda fase da expansão da Linha 2-Verde. A tuneladora começará a escavar o trecho entre a estação Penha e o Complexo Rapadura ainda neste ano.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Retirada da roda de corte do tatuzão marca o início da desmontagem

    A operação começou com a remoção da roda de corte, que possui 11,66 metros de diâmetro e representa a maior do tipo em atividade na América Latina. No total, 35 profissionais integram a equipe que realiza o processo no canteiro do VSE Falchi Gianini.

    Transporte e remontagem do tatuzão para novo trecho da Linha 2-Verde

    Após a desmontagem, equipes transportarão todas as partes do tatuzão por caminhão até a estação Penha; a única exceção será a roda de corte, dividida em partes para viabilizar o transporte. A previsão indica que os trabalhos de escavação devem começar no final do ano.

    Medidas de segurança durante a desmontagem da tuneladora

    Para garantir a segurança da comunidade ao redor, o Metrô adotou um plano de ação. As medidas incluem o remanejamento temporário de moradores, bloqueios provisórios de garagens e comunicação direta com 170 endereços impactados. Também foram disponibilizados serviços como hospedagem, transporte de “leva e traz” e apoio para pets.

    desmontagem de tuneladora
    Metrô inicia desmontagem de tuneladora para reutilização entre Penha e Complexo Rapadura

    Tatuzão Cora Coralina: números e especificações

    Batizada de “Cora Coralina”, a tuneladora pesa 500 toneladas e mede 100 metros de comprimento. A máquina escava e, ao mesmo tempo, realiza o revestimento com anéis de concreto. Toda a produção das aduelas utilizadas acontece em uma fábrica localizada no Pátio Itaquera.

    Expansão da Linha 2-Verde trará benefícios para mais de 1 milhão de pessoas

    Com investimento de R$ 15 bilhões, a ampliação da Linha 2-Verde incluirá 8,3 km de novas vias e oito novas estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha). A obra beneficiará cerca de 1,2 milhão de passageiros diariamente, facilitando a integração com outras linhas da rede metroferroviária de São Paulo.

    Penha e Complexo Rapadura
    Metrô inicia desmontagem de tuneladora para reutilização entre Penha e Complexo Rapadura

    Deixe um comentário