Vendas de pneus caem 4,3% no primeiro quadrimestre de 2025

As vendas de pneus caíram 4,3% no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. O volume total passou de 16.365.910 para 15.667.230 unidades, segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

O mercado de reposição foi o mais afetado, com retração de 8,7%. Já as vendas para montadoras cresceram 9,6%, indicando uma recuperação parcial no segmento industrial.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Queda atinge pneus de passeio, carga e motocicletas

    Os pneus de veículos de passeio registraram queda de 7,7%. As vendas para montadoras recuaram 6,8%, enquanto o mercado de reposição caiu 8,1%.

    No segmento de carga, o recuo geral foi de 3,2%. As montadoras tiveram crescimento de 1,7%, mas o mercado de reposição encolheu 5,1%.

    A situação mais crítica envolveu os pneus de motocicletas, com retração de 11,3% no mercado de reposição.

    Indústria enfrenta concorrência desleal

    O setor nacional lida com o impacto contínuo das importações de pneus asiáticos, que pressionam os preços e comprometem a competitividade. Apesar dos esforços do governo federal, medidas adicionais são necessárias para equilibrar o mercado.

    Com base nos dados até abril, 2025 tende a repetir o pior desempenho do setor desde 2013.

    Acesse aqui o boletim completo do primeiro quadrimestre de 2025.

    Deixe um comentário