Volvo inicia produção de ônibus biarticulados e articulados elétricos no Brasil

A Volvo iniciou a produção de ônibus biarticulados e articulados elétricos no Brasil. A fabricação acontece na unidade de Curitiba, que agora produz o primeiro chassi biarticulado elétrico da marca em todo o mundo.

O modelo BZRT chega com zero emissões de CO2 e baixíssimo nível de ruído. Ele será fabricado exclusivamente no Brasil, com capacidade para exportação a sistemas BRT em vários países.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Ônibus elétricos da Volvo oferecem alta capacidade e tecnologia de ponta

    Com 28 metros de comprimento, o BZRT biarticulado transporta até 250 passageiros, o equivalente a um metrô, mas com custo de implantação menor. A meta da Volvo é zerar as emissões de CO2 de todos os veículos até 2040.

    O investimento no desenvolvimento do modelo faz parte de um ciclo de R$ 1,5 bilhão aplicado entre 2023 e 2025.

    Detalhes técnicos dos novos ônibus elétricos da Volvo

    O BZRT é 100% elétrico, equipado com dois motores de 200 kW, totalizando 540 cv. Conta com caixa automatizada de duas velocidades baseada na transmissão Volvo I-Shift e até oito baterias com 720 kWh de capacidade total. O tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas.

    O posicionamento central dos motores e das baterias garante equilíbrio dinâmico e um salão de passageiros totalmente livre.

    Novos veículos da Volvo priorizam segurança e conectividade

    A Volvo incorpora avançados sistemas de segurança ativa nos ônibus, incluindo câmeras, sensores frontais e laterais para detecção de pedestres e ciclistas, além de sensores de placas de trânsito com alertas no painel.

    Outro destaque é o Volvo Dynamic Steering (VDS), que melhora a precisão da direção e reduz o esforço físico dos motoristas. O sistema de Zonas de Segurança permite reduzir a velocidade automaticamente em áreas de risco, com base em monitoramento por GPS.

    Brasil consolida posição de liderança na inovação de ônibus da Volvo

    A fábrica de Curitiba já foi responsável por inovações como os primeiros ônibus híbridos no País e os tradicionais biarticulados. Com a chegada do BZRT, a Volvo reforça seu papel de liderança global em soluções para transporte coletivo de alta capacidade.

    Deixe um comentário