Prefeitura de São Paulo avança na infraestrutura para recarga de ônibus elétricos

A Prefeitura de São Paulo acaba de anunciar um passo importante na expansão da frota de ônibus elétricos da cidade. No Dia Mundial do Meio Ambiente, o município assinou um Protocolo de Intenções com a Matrix Energia e a Huawei para implementar o sistema BESS (Battery Energy Storage System).

Tecnologia BESS vai acelerar a recarga dos ônibus elétricos

O BESS consiste em baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos. Essa estrutura ficará disponível nas garagens municipais e permitirá multiplicar por até seis vezes a capacidade de recarga atual. Com apenas um módulo de 4,5 MWh, o sistema será capaz de carregar até 29 ônibus simultaneamente.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Redução da dependência da Enel na recarga dos ônibus elétricos

    Além de garantir mais autonomia energética, a iniciativa reduz a dependência da rede convencional da Enel. A tecnologia já demonstra bons resultados na China e chega a São Paulo após visitas técnicas da gestão municipal ao centro de pesquisa da Huawei em Xangai.

    Sustentabilidade e descarbonização no transporte público

    Atualmente, São Paulo possui a maior frota de ônibus elétricos do Brasil, com 728 veículos. A meta do Programa de Metas da Prefeitura prevê substituir 2.200 ônibus a diesel por modelos de energia limpa até 2028. A adoção do BESS fortalece esse compromisso ambiental.

    Benefícios diretos ao passageiro

    Com a nova infraestrutura, os passageiros vão contar com ônibus mais modernos, equipados com Wi-Fi, conexão USB e ar-condicionado. Além disso, a operação da frota elétrica promete reduzir a emissão de poluentes e melhorar a qualidade do ar na capital.

    Deixe um comentário