Obra do novo CCOx do Metrô de São Paulo avança com foco em tecnologia e eficiência

A modernização da infraestrutura operacional do Metrô de São Paulo avança com ritmo acelerado. A obra do novo CCOx (Centro de Controle Operacional Xperience) representa um marco na gestão e supervisão da rede metroviária, com foco em eficiência, tecnologia e segurança.

Tecnologias de ponta elevam o padrão de operação do Metrô de São Paulo

O novo CCOx traz soluções que incluem painéis full LED de alta resolução, um videowall de aproximadamente 36 metros de comprimento por 3,35 metros de altura e infraestrutura virtualizada.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Com 90 telas premium de 55 polegadas em tecnologia 4K, o videowall vai garantir visualização dinâmica e nítida das informações operacionais. Esse recurso favorecerá decisões mais rápidas e assertivas durante as operações diárias do Metrô de São Paulo.

    Além disso, os consoles terão configuração por login, eliminando a rigidez de postos fixos. A operação funcionará em um data center de alta disponibilidade com infraestrutura redundante, o que garante mais segurança e eficiência energética.

    Etapas da obra do novo CCOx do Metrô de São Paulo

    A modernização do CCO ocorre em três fases:

    • Onda 1: Incluiu a implantação da nova sala de computadores, com 90% dos trabalhos concluídos.
    • Onda 2: Realizou a migração do antigo CCO do 1° para o 2° andar do edifício, permitindo a continuidade das operações sem interrupção.
    • Onda 3: Em andamento, essa etapa compreende a modernização completa do primeiro andar, com previsão de conclusão até o final de 2025.

    A nova Sala de Controle terá 364,33 m² e abrigará 80 servidores com capacidade total de 7.680 GB de memória RAM e 76,8 TB de armazenamento.

    Conforto e ergonomia também são prioridades no Metrô

    Além dos avanços tecnológicos, a obra do novo CCOx do Metrô de São Paulo inclui melhorias no conforto e bem-estar dos operadores. Os 56 novos postos de trabalho contarão com poltronas giratórias, consoles ajustáveis, climatização aprimorada, iluminação adequada e soluções ergonômicas.

    O espaço também está preparado para receber futuras tecnologias, como o SME3 (monitoramento inteligente por câmeras), e para atender a desafios operacionais que possam surgir nos próximos anos.

    Deixe um comentário