Maior tatuzão da América Latina conclui primeira fase de escavação na expansão da Linha 2-Verde

O maior tatuzão da América Latina concluiu a primeira etapa de escavação da expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. A tuneladora chegou ao poço Falchi Gianini, encerrando o trajeto de 4,5 km entre a estação Orfanato e o último canteiro desta fase.

No trecho final, a máquina escavou 332 metros, retirando 35 mil m³ de terra e instalando 291 anéis de concreto. Desde o início das obras, em novembro de 2023, a escavação conectou quatro estações e cinco poços de ventilação, com a retirada de 394 mil m³ de solo e a instalação de 2.456 anéis de concreto ao longo de 3,7 km de túneis.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Tuneladora segue para nova etapa da Linha 2-Verde

    Nos próximos 180 dias, as equipes vão desmontar a tuneladora no próprio poço Falchi Gianini. Em seguida, carretas transportarão as peças até a estação Penha, onde começa a segunda fase da escavação em direção ao Complexo Rapadura. A nova etapa contemplará as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha, com conclusão prevista para 2028.

    Estrutura e operação do maior tatuzão da América Latina

    Batizada de “Cora Coralina”, a tuneladora possui 100 metros de comprimento e pesa 2.500 toneladas. Equipada com uma roda de corte de 11,66 metros, a maior do continente, a máquina pode escavar até 15 metros por dia.

    Sua operação envolve 150 profissionais, distribuídos em três turnos. O sistema conta com esteiras para remoção da terra, câmaras hiperbáricas, ventilação e instalação automatizada das aduelas de concreto.

    Expansão da Linha 2-Verde vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas

    O projeto de expansão da Linha 2-Verde do Metrô prevê a criação de 8,3 km de túneis e oito novas estações. A primeira etapa, entre Vila Prudente e Vila Formosa, deve ser entregue em 2027. As equipes finalizam a segunda etapa, de Vila Formosa até Penha, em 2028.

    Além de aumentar a cobertura da rede, o novo trecho permitirá conexões com as linhas 3-Vermelha, 11-Coral e 16-Violeta, melhorando a distribuição dos passageiros e oferecendo mais conforto para quem depende do transporte público na capital.

    Deixe um comentário