A expansão do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo avançou com a realização de dois encontros com moradores de Osasco, nos dias 21 e 22 de maio. As reuniões esclareceram detalhes sobre a desapropriação de 63 imóveis no trecho entre o Terminal Luiz Bortolosso (km 21) e o Terminal Vila Yara, com 7,6 km de extensão.
Encontros explicam desapropriações para o Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo
A EMTU, atualmente em fase de liquidação, organizou os encontros no Espaço Cultural Grande Otelo, na Vila Campesina. Proprietários, inquilinos e lideranças locais receberam informações sobre os valores que serão ofertados aos imóveis e o processo de Declaração de Utilidade Pública (DUP), publicado em dezembro de 2024.
A iniciativa visa garantir transparência na execução das obras, com previsão de 10 novas paradas de embarque e desembarque. O projeto executivo do trecho já está pronto e a contratação da empresa responsável pela implantação encontra-se em andamento.
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Obra do corredor inclui viadutos e novos acessos em Carapicuíba
Em outubro de 2024, o Governo de São Paulo entregou dois viadutos e 2,2 km de pavimentação no trecho de Carapicuíba. As obras beneficiaram mais de 70 mil passageiros que utilizam diariamente 27 linhas intermunicipais. A estrutura melhorou a fluidez viária e criou novas alternativas de acesso entre Carapicuíba e os bairros Alphaville e Tamboré, em Barueri.
Com investimento de R$ 80,2 milhões, a ampliação representa um salto na mobilidade da região metropolitana.
Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo chega a 23,6 km de extensão
O Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo terá 23,6 km quando concluído. Atualmente, 16 km já foram implantados, incluindo 18 paradas, uma estação de transferência, quatro terminais e três viadutos. O traçado contempla 5 km entre Itapevi e Jandira, 11 km até o Terminal Luiz Bortolosso e 7,6 km até o Terminal Vila Yara, em Osasco.
As obras visam melhorar a integração metropolitana e reduzir o tempo de viagem dos passageiros.