Pesquisa aponta que 60% dos brasileiros consideram usar “carros voadores” nos deslocamentos

Os “carros voadores” já deixam de ser apenas um conceito futurista para se aproximar da realidade no Brasil. Uma pesquisa inédita realizada pela MundoGEO, em parceria com o Instituto Qualibest, revelou que cerca de 60% dos brasileiros que já viajaram de avião considerariam utilizar os eVTOLs (Veículos Elétricos de Decolagem e Aterrissagem Vertical) em deslocamentos.

Segurança lidera entre os critérios para adoção dos “carros voadores”

O levantamento mostra que a principal preocupação dos entrevistados é a segurança. Para 42% dos participantes, somente um sistema seguro tornaria a viagem de carro voador viável. Outros 39% apontam o preço acessível como fator determinante, enquanto 34% citam a necessidade de regulamentação e certificação pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Como os brasileiros pretendem usar os “carros voadores”

    Entre os possíveis usos dos “carros voadores”, a pesquisa destaca que 67% dos interessados desejam realizar viagens entre cidades próximas, com distância de até 100 km. Conexões de voo em outras cidades aparecem com 45% das preferências, enquanto 40% dos respondentes enxergam os eVTOLs como alternativa para deslocamentos dentro da própria cidade.

    Confiança nas operações aéreas e impacto na mobilidade urbana

    A maioria dos entrevistados demonstra otimismo em relação à infraestrutura aérea para os “carros voadores”. Cerca de 60% consideram que o espaço aéreo urbano já está preparado para essas operações. Além disso, 61% acreditam que a chegada dos eVTOLs contribuirá para melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades.

    Segundo Emerson Granemann, CEO da MundoGEO, os dados confirmam a disposição do público em adotar essa nova forma de transporte, desde que a segurança seja garantida. A pesquisa ouviu 830 pessoas de diferentes regiões do país, com maior concentração entre homens e pessoas das classes sociais AB.

    Deixe um comentário