Estudo inédito detalha causas dos acidentes com moto no Grande ABC

Um estudo inédito trouxe novas informações sobre os acidentes com motocicletas no Grande ABC. A primeira fase da pesquisa, realizada pelo Instituto Cordial com apoio da Uber e da Abramet, analisou 141 casos de sinistros com moto atendidos no Centro Hospitalar do Município de Santo André.

A coleta de dados aconteceu entre 13 de janeiro e 24 de abril. Pesquisadores de campo realizaram entrevistas presenciais, consultaram prontuários médicos e usaram relatórios do SAMU. A metodologia aplicada permite gerar estatísticas mais detalhadas do que as disponíveis nos bancos de dados públicos.

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  • Perfil dos envolvidos em acidentes com moto

    Segundo o levantamento, 25% dos acidentes envolveram motociclistas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outro dado relevante indica que quase 3 em cada 5 sinistros ocorreram durante deslocamentos pessoais, sem relação com atividades profissionais.

    A pesquisa também revelou que 19% dos envolvidos consumiram álcool ou outras drogas antes do acidente. Nenhum desses casos envolveu entregadores de aplicativos.

    Acidentes com moto têm maioria em vias sem fiscalização eletrônica

    Além do perfil dos motociclistas, o estudo avaliou as características das vias onde os sinistros aconteceram. A maioria ocorreu em locais sem fiscalização eletrônica ou sinalização de limite de velocidade.

    O presidente da Abramet, Antônio Meira Júnior, destacou que a pesquisa representa um avanço no entendimento dos fatores de risco associados aos acidentes com motociclistas. Já a Uber ressaltou a importância de ações baseadas em evidências para melhorar a segurança no trânsito.

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    Imagem: Divulgação

    Estudo sobre sinistros servirá de base para novas políticas públicas

    A análise inédita vai apoiar a criação de políticas públicas mais eficazes para reduzir os acidentes com moto nas cidades. Além de Santo André, as próximas fases da pesquisa vão abranger São Paulo e Fortaleza.

    A metodologia desenvolvida pode ser aplicada em outras regiões do Brasil, ampliando o alcance das ações de segurança viária.

    Confira aqui o Sumário Executivo da Pesquisa.

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