Brasil registra uma morte a cada 15 minutos por acidentes de trânsito

O Maio Amarelo 2025 reforça a importância de atitudes conscientes no trânsito como forma de reduzir os acidentes de trânsito e suas consequências. Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a campanha chama a atenção para o impacto humano e social da imprudência nas ruas e estradas do Brasil.

Segundo o DataSUS, em média, uma pessoa morre a cada 15 minutos em acidentes viários. Em 2024, as rodovias federais registraram mais de 73 mil ocorrências, com 84 mil feridos e mais de 6 mil mortes – aumento de 10% em relação ao ano anterior.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Acidentes de trânsito causam sequelas invisíveis

    A DS Beline, especializada em atender vítimas de acidentes de trânsito, destaca que mais de 400 mil brasileiros por ano ficam com algum tipo de invalidez permanente. Caroline Alves, head de Planejamento da empresa, ressalta que as consequências ultrapassam o impacto físico, afetando também o lado emocional, financeiro e jurídico das vítimas.

    A maioria dos sobreviventes desconhece seus direitos a benefícios como o auxílio-acidente ou o auxílio-doença, o que pode agravar sua situação de vulnerabilidade. A DS Beline oferece suporte para garantir acesso à informação e amparo adequado nesse processo.

    Prevenção depende de responsabilidade individual e coletiva

    Cada ultrapassagem perigosa, distração ao volante ou dose de bebida alcoólica representa risco real. Para Caroline, a prevenção começa com pequenas atitudes, como respeitar sinais, usar o cinto e atravessar na faixa. A mobilidade urbana segura se constrói com empatia, fiscalização e cultura de respeito mútuo.

    O Maio Amarelo, presente em mais de 30 países, simboliza esse compromisso com a vida. Em 2025, diversas ações educativas ocorrem em todo o Brasil para promover mudanças comportamentais e evitar novos acidentes de trânsito.

    Deixe um comentário