O transporte sobre trilhos em São Paulo recebeu investimentos históricos de R$ 46,3 bilhões em 2024, marcando o maior montante em 50 anos de existência do Metrô de São Paulo. Esses recursos públicos e privados foram destinados à construção de novas linhas, ampliação de existentes e aquisição de trens modernos.
Entre os projetos em destaque está a Linha 6-Laranja, que conectará Brasilândia a São Joaquim, com 15 estações previstas e conclusão em dois trechos até 2027. Conhecida como “Linha das Universidades”, a rota atenderá instituições como PUC-SP e Mackenzie. Outras iniciativas incluem a ampliação das linhas 2-Verde e 15-Prata e a construção da futura Linha 17-Ouro, que criaram milhares de empregos diretos e indiretos.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Além disso, concessionárias como ViaMobilidade Linhas 8 e 9 e ViaQuatro investiram na modernização das linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda e 4-Amarela, contribuindo para a geração de empregos e melhorias na operação. O foco em infraestrutura ferroviária demonstra o compromisso do estado com a mobilidade sustentável e o desenvolvimento econômico.
Mais informações no site da Agência SP.