Os patinetes elétricos retornaram às ruas de São Paulo marcando uma nova fase para a mobilidade urbana na cidade. Operados pelas empresas Jet e Woosh, os patinetes estão mais presentes na região da Avenida Paulista e na Zona Oeste.
No entanto, os desafios que marcaram a operação dos patinetes da Yellow e Grin em anos anteriores ressurgiram, gerando debates entre usuários e moradores. Problemas como o estacionamento inadequado em ciclofaixas e calçadas, além da obstrução de vagas de acessibilidade para pessoas com deficiência, foram registrados, causando transtornos e reacendendo a discussão sobre a regulamentação e o uso consciente desses dispositivos.
Vídeos divulgados nas redes sociais destacaram exemplos de má utilização e mostraram a necessidade de conscientização dos usuários e fiscalização por parte das autoridades. A volta dos patinetes representa uma oportunidade de aprimorar a mobilidade urbana, mas exige ações para equilibrar inovação, segurança e respeito ao espaço público.
A retomada também é um convite ao diálogo sobre as melhores práticas para integrar os patinetes ao ecossistema de transporte urbano de forma sustentável, eficiente e inclusiva.
Veja o compilado de vídeos divulgado pelo Jornal Bicicleta: