A Faixa Azul, iniciativa que completou três anos em São Paulo, continua promovendo a segurança viária. A Prefeitura ativou mais 3 km de sinalização na Avenida das Nações Unidas, ampliando a extensão total para 215,2 km em 46 vias da cidade. O objetivo é oferecer um espaço preferencial para motociclistas, reduzindo acidentes e melhorando a convivência entre os diferentes modais.
O trecho que ganhou o novo espaço preferencial para motos fica na Avenida das Nações Unidas, a partir da Rua Professor Campos de Oliveira até próximo da Avenida Interlagos, onde já há continuidade da Faixa Azul na Avenida Miguel Yunes. Os primeiros 3 km fazem parte dos 200 km que planejam implantar até 2028.
A iniciativa mostrou resultados expressivos, com uma redução de 47,2% nas mortes de motociclistas em trechos com sinalização. A expansão das faixas continuará, com projetos para alcançar 200 km adicionais até 2028. Além disso, a Prefeitura solicitou autorização para mais 40 km de Faixa Azul.
A Faixa Azul foi projetada com base nos conceitos de Visão Zero e Sistemas Seguros, priorizando a segurança e a eficiência no trânsito. Além dos benefícios para os motociclistas, o projeto promove harmonia no tráfego, contribuindo para salvar vidas e melhorar a mobilidade urbana.
Assista: