Durante as festas de Natal e Ano Novo, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) intensificou a fiscalização ao transporte coletivo intermunicipal. Ao todo, 902 veículos foram inspecionados, resultando em 388 autuações, 24 notificações, 44 veículos retidos e 23 removidos para pátios.
As operações aconteceram em 27 municípios paulistas, incluindo São Paulo, Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto, visando garantir a segurança e qualidade do serviço. Os fiscais verificaram itens como documentação dos veículos, cumprimento de horários de partida, segurança e manutenção dos ônibus, vans e micro-ônibus.
Além de coibir o transporte clandestino, que representa riscos aos passageiros, a Artesp reforçou a necessidade de que usuários verifiquem previamente se o veículo é regulamentado. Isso pode ser feito no site da agência ou por meio do QR code disponível nos ônibus fretados.
A Artesp também disponibiliza um canal de ouvidoria para que passageiros possam denunciar irregularidades, como falta de manutenção e não cumprimento de horários. A iniciativa demonstra o compromisso do estado com a segurança e a eficiência do transporte coletivo.
Mais informações no site da Agência SP.