A Emdec, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, divulgou um alerta sobre os perigos de dirigir após consumir álcool, especialmente no período de festas de final de ano. Até outubro de 2024, o município registrou 59 óbitos em vias urbanas, sendo que 14 (36%) estavam relacionados ao consumo de bebida alcoólica. Entre as vítimas, a maioria era jovem, com idades entre 18 e 29 anos.
Motociclistas foram as principais vítimas, representando 50% dos casos envolvendo álcool, seguidos por pedestres (29%), ocupantes de outros veículos (14%) e ciclistas (7%). A análise também revelou que acidentes fatais envolvendo álcool ocorrem com mais frequência nos finais de semana e durante a noite ou madrugada.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Em 2023, o consumo de álcool esteve presente em 35,3% dos acidentes fatais analisados em Campinas, destacando-se como um dos principais fatores de risco, ao lado da velocidade excessiva. Para combater esse cenário, a Emdec promoveu blitze educativas e fiscalizatórias ao longo de 2024, com 114 operações integradas e 18 ações específicas para identificar alcoolemia.
Além das fiscalizações, as ações educativas incluem testes com etilômetros passivos e orientação sobre opções seguras de transporte, como caronas, aplicativos ou transporte público. A multa para quem dirige sob efeito de álcool é gravíssima, com valor de R$ 2.934,70, suspensão da habilitação por 12 meses e possibilidade de detenção caso o teor alcoólico seja elevado.
O município continua analisando as causas dos acidentes fatais por meio do Comitê Intersetorial Programa Vida no Trânsito, que reúne diversos órgãos para propor soluções e prevenir tragédias no trânsito.