A cidade de Diadema avançou significativamente no transporte coletivo durante a gestão do prefeito Filippi, mantendo a tarifa do cartão SOU congelada por quatro anos e substituindo gradualmente a frota por ônibus elétricos, silenciosos e sem emissões. Além disso, 30 novos veículos foram incorporados, reduzindo a idade média da frota para 3,5 anos, a mais nova da região do Grande ABCD.
Os novos ônibus contam com suspensão a ar, wi-fi, GPS, tomadas USB e sistemas de climatização e acessibilidade, atendendo às normas ambientais e proporcionando mais conforto aos usuários. Foram implementados 100 novos abrigos de ônibus, além de 120 reformados, com pisos elevados para facilitar o embarque de pessoas com mobilidade reduzida.
O município também começou a criar uma rede cicloviária, que já conta com 14,9 km de ciclofaixas e a construção de uma ciclovia de 3,8 km na Avenida Casa Grande. O plano prevê 110 km de infraestrutura cicloviária em 10 anos, promovendo alternativas sustentáveis de mobilidade.
Essas ações mostram o compromisso de Diadema em oferecer transporte público de qualidade, segurança e acessibilidade, alinhado às metas de sustentabilidade.