Renda de motoristas de aplicativos cresce 5%, revela Cebrap

A renda bruta de motoristas e entregadores de aplicativos de transporte cresceu 5% em 2024, de acordo com pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). O estudo, encomendado pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), analisou dados de milhões de corridas e entregas realizadas por plataformas como Uber, iFood e Zé Delivery.

Entre maio de 2023 e abril de 2024, motoristas realizaram, em média, 85 horas de viagens mensais, enquanto entregadores trabalharam 39 horas por mês. A média de ganho por hora foi de R$ 47 para motoristas e R$ 31,33 para entregadores. Além disso, 42% dos motoristas e 46% dos entregadores têm outro emprego, destacando a flexibilidade do trabalho por aplicativos.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

O estudo revelou ainda que 2,2 milhões de pessoas atuam no setor, sendo 1,7 milhão de motoristas e 455 mil entregadores. Em audiência pública no Supremo Tribunal Federal, a Amobitec defendeu uma regulamentação que respeite a autonomia dos trabalhadores e promova sua inclusão na previdência social.

Deixe um comentário