De acordo com o Indicador de Mobilidade Urbana, elaborado pelo Instituto Cidades Responsivas, o transporte coletivo de São Paulo apresenta significativa desvantagem em relação aos automóveis no acesso a postos de trabalho. O estudo analisou a quantidade de empregos alcançáveis em até 45 minutos, considerando diferentes meios de transporte, e revelou que os ônibus são a pior opção para deslocamentos na capital paulista.
Os automóveis garantem acesso a quatro vezes mais empregos que o transporte coletivo, enquanto o metrô apresenta eficiência duas vezes maior que os ônibus. Em regiões onde o transporte coletivo é restrito ao uso de ônibus, o carro atinge sete vezes mais oportunidades de trabalho no mesmo intervalo de tempo.
O estudo destaca que, embora os deslocamentos para o trabalho representem apenas uma fração das viagens urbanas, eles são os que mais demandam infraestrutura de transporte e geram congestionamentos nos horários de pico. O transporte coletivo em São Paulo alcançou um índice de 0,23 em uma escala onde 1 representa idealidade, enquanto o automóvel registrou 1,03. Esses números evidenciam a necessidade de melhorias estruturais para ampliar a eficiência e a acessibilidade do transporte coletivo na cidade.