Patinetes elétricas retornam às ruas de São Paulo com novas regras

A cidade de São Paulo retomou oficialmente o uso de patinetes elétricas nesta sexta-feira (13/12), com a implementação de regras rígidas para garantir a segurança de usuários e pedestres. A operação piloto começou na região da Subprefeitura de Pinheiros, abrangendo bairros como Itaim Bibi, Pinheiros e Jardim Paulista.

A empresa Whoosh foi a primeira a iniciar as atividades, com 1.000 patinetes disponíveis em 88 estações de compartilhamento. A EasyJet também recebeu aprovação e está em fase de preparação para lançar seu serviço. Os dispositivos estão equipados com GPS, chips de monitoramento e passam por manutenção regular a cada 12 dias.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Foto: Edson Lopes Júnior/SECOM

    As regras determinam que os patinetes só podem circular em ciclofaixas, ciclovias e vias com limite de até 40 km/h. O uso nas calçadas é proibido, assim como o transporte de passageiros e o uso por menores de 18 anos. A velocidade máxima permitida é de 20 km/h, sendo controlada automaticamente pelos dispositivos.

    As empresas são responsáveis pela fiscalização, contando com equipes de campo e monitoramento remoto. Infrações podem resultar no banimento dos usuários. A Prefeitura de São Paulo também exige que as patinetes sejam devolvidas exclusivamente nas estações aprovadas para evitar problemas de estacionamento irregular.

    Mais informações no site da Prefeitura de SP.

    Assista:

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário