A Prefeitura de Sorocaba oficializou, no dia 3 de dezembro, o início das obras de construção de sua nova rodoviária.
Localizado na altura do km 106 da rodovia Raposo Tavares, o novo terminal substituirá a atual estrutura do Jardim Vergueiro, considerada ultrapassada para as demandas de mobilidade e integração da cidade.
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A obra, com previsão de 12 meses e orçamento de R$ 55,9 milhões, será financiada pela Corporação Andina de Fomento (CAF) e executada pelo Consórcio TMS Increte Pisos, vencedor da licitação.
Com área total de 38.240,70 m² e área construída de 20.262,40 m², a nova rodoviária contará com cinco pavimentos, praça de alimentação, terminal de ônibus urbano, estacionamentos, jardins e 18 plataformas de embarque – mais que o dobro da atual estrutura.
Durante a cerimônia de anúncio, o prefeito Rodrigo Manga destacou a importância econômica e social da obra, que deve gerar cerca de 1.500 empregos diretos durante a construção e mais 1.000 postos quando a rodoviária entrar em operação. Segundo ele, a nova estrutura trará modernidade, conforto e eficiência no transporte público.
A nova rodoviária faz parte do programa “Sorocaba Tem Pressa”, lançado em 2021 para impulsionar a mobilidade urbana na cidade.
Sua construção deve descongestionar o Centro e beneficiar bairros como a Zona Oeste, onde o terminal será integrado ao sistema de transporte coletivo, incluindo corredores de BRT, táxis e vans.
Também foram discutidas possíveis concessões para a gestão do terminal, com o objetivo de reduzir custos de manutenção e aumentar as receitas municipais através de taxas, aluguéis e royalties.
A previsão de entrega é para o final de 2025, consolidando a nova rodoviária como um marco no transporte público da região.