Informações sobre alagamentos em Campinas chegam ao Waze

A Prefeitura de Campinas, por meio da Emdec, anunciou que informações sobre alagamentos serão integradas à plataforma Waze para alertar motoristas e evitar deslocamentos por vias de risco. Inicialmente, serão inseridos 11 pontos críticos de alagamento como medida preventiva. Em uma segunda fase, os alertas serão feitos em tempo real, utilizando informações de agentes de mobilidade urbana e monitoramento por câmeras.

A cidade permanece em Estado de Atenção devido ao alto volume de chuvas, que ultrapassou 600 milímetros em dezembro. Entre os dias 25 e 29, foram registrados 38 alagamentos de imóveis, 16 quedas de árvores, 67 inundações graduais, 14 quedas de muros e outras ocorrências. A Defesa Civil e diversas secretarias municipais estão mobilizadas em ações integradas de assistência, limpeza e obras emergenciais.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Além de auxiliar as famílias afetadas com kits de limpeza, colchões e refeições, a Prefeitura mobilizou 600 profissionais para organizar a cidade, incluindo reparos em galerias e vias. Também foi intensificada a distribuição de hipoclorito de sódio para a desinfecção de imóveis alagados, com orientações de saúde fornecidas às famílias.

As obras emergenciais incluem melhorias em ruas do Jardim Itaguaçu e construção de galerias pluviais. No total, 13 parques foram fechados temporariamente devido à saturação do solo, e a reabertura será reavaliada conforme as condições climáticas.

A força-tarefa da Prefeitura, com apoio de secretarias e órgãos municipais, segue monitorando áreas vulneráveis e está de prontidão para atender emergências. Os moradores podem acionar serviços pelo 199 (Defesa Civil), 118 (trânsito) ou 193 (emergências).

Deixe um comentário