Câmara Municipal aprova renovação sustentável da frota de ônibus de São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em segundo turno, o Projeto de Lei 825/2024, que estabelece metas ambientais ambiciosas para o transporte coletivo da cidade. De autoria do vereador Milton Leite, o projeto visa reduzir progressivamente as emissões de poluentes pelos ônibus urbanos, com a meta de atingir uma redução de 100% nas emissões de dióxido de carbono (CO₂) de origem fóssil até 2038. Além disso, o plano prevê uma redução mínima de 95% nos níveis de material particulado e óxidos de nitrogênio (NOx) no mesmo prazo.

A frota atual conta com 3.500 ônibus, e o projeto determina que, até 2025, pelo menos 50% desses veículos sejam renovados com tecnologias limpas, incluindo modelos movidos a gás, elétricos ou outros combustíveis não fósseis. Milton Leite destacou que a renovação da frota é apenas uma etapa, e que será necessário discutir a redução de emissões também por caminhões e ônibus fretados que circulam na cidade.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Apesar do avanço, houve críticas ao prazo estabelecido. A bancada do PSOL se posicionou contra, argumentando que o prazo de 14 anos é longo demais para uma cidade como São Paulo, que deveria liderar com metas mais rápidas e ousadas.

    O projeto também estabelece condicionantes para que as empresas de transporte recebam subsídios, como a garantia de segurança, pontualidade, limpeza e funcionamento adequado dos veículos. Com essa iniciativa, São Paulo reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade do transporte público para seus cidadãos.

    Deixe um comentário