construção da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo alcançou um novo marco nesta terça-feira (12 de novembro). A tuneladora norte, responsável por escavar os túneis da linha, chegou à futura Estação Maristela, localizada no bairro de Jardim Maristela.
Com essa conquista, a Linha 6-Laranja já conta com mais de 11,5 km de túneis construídos, conectando 12 estações. A próxima etapa será a conclusão do túnel até a Estação Brasilândia, terminal norte da linha.
Um projeto de grande porte:
A Linha 6-Laranja, um projeto da concessionária Linha Uni e da ACCIONA, é considerada uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina. Com um investimento superior a R$ 18 bilhões, a linha terá capacidade para transportar mais de 630 mil passageiros por dia, interligando a Brasilândia ao centro da cidade.
Benefícios para a população:
A nova linha do metrô trará diversos benefícios para a população, como:
- Redução do tempo de viagem: A viagem de ônibus entre a Brasilândia e o centro da cidade, que atualmente leva cerca de 1h30, será reduzida para apenas 23 minutos.
- Melhora na mobilidade urbana: A Linha 6-Laranja irá desafogar o sistema de transporte público da região, oferecendo mais opções de transporte para os moradores da Zona Norte.
- Geração de empregos: A obra já gerou cerca de 9.000 empregos e continuará gerando oportunidades durante a fase de operação.
Estação Maristela:
A Estação Maristela, que antes era conhecida como Vila Cardoso, está localizada em um ponto estratégico, próximo à Arena Brasilândia e ao Hospital Municipal da Brasilândia. A estação contará com um terminal de ônibus integrado, facilitando a conexão com outras linhas de transporte.
Próximos passos:
A expectativa é que a Linha 6-Laranja entre em operação em 2026. Com a conclusão da obra, a população da Zona Norte de São Paulo terá acesso a um transporte público mais eficiente e moderno, melhorando significativamente sua qualidade de vida.