A Prefeitura de São José dos Campos, no interior de São Paulo, publicou nesta terça-feira (12) o sexto edital para a locação de 400 ônibus elétricos. O novo edital, com valor estimado em R$ 2,976 bilhões, busca renovar a frota de transporte público da cidade e promover a mobilidade sustentável.
A primeira tentativa de licitação ocorreu em março de 2022, e desde então a prefeitura vem ajustando os termos do contrato para garantir a melhor oferta para a cidade. O valor do novo edital é R$ 46 milhões superior ao anterior, publicado em junho deste ano.
A frota de 400 ônibus elétricos será dividida em quatro categorias:
- 144 ônibus básicos: com portas à direita, capacidade para 70 passageiros e autonomia mínima de 220 km.
- 20 ônibus básicos: com portas à direita e à esquerda, capacidade para 70 passageiros e autonomia mínima de 220 km.
- 212 ônibus padrons: com portas à direita, capacidade para 80 passageiros e autonomia mínima de 210 km.
- 24 ônibus articulados: com portas à direita e à esquerda, capacidade para 80 passageiros e autonomia mínima de 200 km.
Todos os ônibus deverão ter piso baixo e ar-condicionado. A autonomia mínima das baterias deve ser mantida por pelo menos oito anos, com uma redução máxima de 20% após esse período.
A manutenção preventiva dos veículos também está incluída no valor do contrato, que terá duração de 15 anos. As empresas interessadas em participar da licitação poderão apresentar suas propostas até o dia 10 de janeiro de 2025.