O primeiro novo trem da Linha 15-Prata chegou a São Paulo no dia 27 de novembro, após uma operação logística que envolveu sete carretas transportando a composição do Porto de Santos até o Pátio Oratório, na Zona Leste da capital paulista.
O transporte percorreu rodovias como Anchieta e dos Imigrantes e avenidas da cidade, sendo concluído em uma sequência planejada para facilitar a montagem, prevista para durar 20 dias.
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Fabricado na China pela joint-venture PATS (Alstom e CRRC), este é o primeiro de 19 novos trens encomendados pelo Metrô para a expansão da linha.
As composições contam com sistemas avançados, como o UTO (operação sem operador embarcado), monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia.
Os testes estáticos e dinâmicos começarão em breve, com a integração à operação prevista para o segundo trimestre de 2025.
Esses trens atenderão à demanda crescente da Linha 15-Prata, que atualmente transporta cerca de 140 mil passageiros por dia e será ampliada até as futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu-Pêssego.
A nova frota garantirá maior conforto, capacidade e segurança aos passageiros, com a entrega de todas as composições prevista para até 2026.