A Operação Direção Segura Integrada (ODSI), realizada no último sábado (9), resultou na autuação de 54 motoristas por dirigirem sob a influência de álcool na capital paulista. A ação, coordenada pelo Detran-SP, teve como objetivo intensificar a fiscalização e reduzir os acidentes de trânsito causados pelo consumo de bebidas alcoólicas.
Fiscalização:
Ao todo, 714 veículos foram abordados nas ruas da Independência e Avenida 23 de Maio. Dentre as autuações, 53 motoristas se recusaram a realizar o teste do bafômetro, enquanto um foi flagrado dirigindo com o índice de álcool acima do permitido.
Consequências:
Tanto a recusa ao teste do bafômetro quanto dirigir sob a influência de álcool são consideradas infrações gravíssimas, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em caso de reincidência, a multa é dobrada e o motorista pode ter a CNH cassada.
Para os casos de embriaguez ao volante, quando o índice de álcool é superior a 0,34 mg/L, o motorista responde a processo criminal e pode ser preso.
Fiscalizações em todo o estado:
Além da capital, a Operação Direção Segura foi realizada em outras cidades do estado, como Guaíra e Mauá. No total, 1.510 veículos foram fiscalizados, resultando em 108 autuações por alcoolemia.
Importância da operação:
A Operação Direção Segura visa conscientizar a população sobre os riscos da direção sob influência de álcool e reduzir o número de acidentes de trânsito. A ação conta com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.