Uma importante etapa na modernização do Metrô de São Paulo foi concluída nesta terça-feira (5 de novembro). A estação Patriarca-Vila Ré, localizada na Linha 3-Vermelha, passou a contar com portas de plataforma em funcionamento, tornando-se a décima estação da linha a receber o equipamento.
As portas de plataforma oferecem diversos benefícios aos passageiros, como maior segurança, evitando quedas nas vias, e redução de interferências na circulação dos trens, o que aumenta a eficiência do sistema. Além disso, as portas contribuem para um ambiente mais limpo e seguro, reduzindo a entrada de objetos estranhos nos trilhos.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Com a implantação das portas, a estação Patriarca-Vila Ré se junta a outras estações da Linha 3-Vermelha que já contam com o equipamento, como Palmeiras-Barra Funda, Carrão-Assaí, Artur Alvim, Penha-Lojas Besni, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Belém, Bresser-Mooca e Pedro II. A próxima estação a receber as portas será a Corinthians-Itaquera, que está na fase final de comissionamento.
O Metrô de São Paulo tem como objetivo instalar portas de plataforma em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Além da Linha 3, o equipamento já está presente em todas as estações das linhas 4-Amarela e 15-Prata, que foram projetadas com essa tecnologia, assim como nas estações Jabaquara e Tucuruvi da Linha 1-Azul.
A instalação das portas é realizada em um curto espaço de tempo, durante a madrugada, para minimizar os impactos na operação dos trens. Outras duas estações da Linha 3-Vermelha, Tatuapé e Santa Cecília, estão em fase de preparação para receber as portas, com previsão de conclusão das obras em 2025.