A Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo avança a passos largos rumo à sua inauguração. Em um marco importante para o projeto, a primeira energização do trecho operacional foi realizada, com a estação Vereador José Diniz recebendo tensão elétrica de 22.000 volts.
Essa etapa crucial permitirá a realização de testes com os trens circulando, um passo fundamental para a conclusão das obras e o início da operação comercial. A energia elétrica para a estação foi fornecida pela subestação Primária Bandeirantes da Linha 5-Lilás, através de um complexo sistema de cabos e dutos.
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Próximos passos:
- Ativação do sistema de tração: A próxima fase envolve a redução da tensão para 750 volts, permitindo a alimentação dos trens através dos trilhos de energização.
- Energia para sistemas auxiliares: Serão fornecidos 460 volts para equipamentos como escadas rolantes, elevadores e portas de plataforma, além de 220/110 volts para iluminação e tomadas.
Avanço das obras:
Além da energização, outras frentes de trabalho seguem em ritmo acelerado. A instalação de passarelas, estruturas metálicas e de vidro, bem como a colocação de vigas para o estacionamento de trens no pátio Água Espraiada, estão em andamento.
A obra civil da Linha 17-Ouro está prevista para ser concluída em 2025, abrindo caminho para a instalação dos sistemas de sinalização e controle de trens. A expectativa é que a linha entre em operação em 2026, beneficiando milhares de passageiros e conectando o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte público de São Paulo.