Um novo capítulo de problemas na Linha 9-Esmeralda veio à tona após o incêndio em um trem na estação Santo Amaro no último domingo (24). A ViaMobilidade, concessionária responsável pela linha, divulgou nesta segunda-feira (25) que a causa do incêndio foi um cabo de aço externo que atingiu a rede aérea, provocando um curto-circuito.
A empresa iniciou uma investigação interna para apurar se o cabo se soltou de algum equipamento ou se foi arremessado propositalmente. Um boletim de ocorrência será registrado para auxiliar nas investigações. O trem atingido pelo incêndio é um dos mais novos da frota e estava em operação há apenas um mês.
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A notícia do incêndio causou revolta entre os passageiros, que já vinham enfrentando diversos problemas na linha, como atrasos, panes e superlotação. A ViaMobilidade tem sido alvo de críticas frequentes por parte dos usuários e, no ano passado, chegou a assinar um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público para se comprometer a melhorar a qualidade do serviço.
A concessionária também já registrou outros casos de vandalismo na linha, como uma falha no sistema elétrico que deixou os passageiros ilhados por vários dias em 2023.
As imagens do incêndio, que mostram uma pequena explosão no teto do trem, circularam nas redes sociais e geraram grande repercussão. A ViaMobilidade informou que o fogo foi rapidamente controlado e que não houve feridos.