Governo de SP avalia construir Linha 19-Celeste do Metrô por conta própria

A construção da Linha 19-Celeste do Metrô, que ligará São Paulo a Guarulhos, pode ser realizada pelo próprio Governo do Estado de São Paulo, através do Metrô. A informação foi divulgada pelo secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, em entrevista ao site Diário dos Trilhos.

A nova linha, com 17,6 km de extensão e 15 estações, terá início no Anhangabaú e se estenderá até o Bosque Maia, em Guarulhos. A linha contará com conexões com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, além das linhas 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Segundo Benini, o Metrô está avançando com seu projeto e pode iniciar a construção da nova linha após a conclusão de outras obras em andamento, como a expansão da Linha 2-Verde e a conclusão da Linha 17-Ouro. No entanto, o governo estadual também possui um projeto alternativo para a Linha 19-Celeste.

“O governador decidirá qual rumo seguir”, afirmou o secretário. Ele citou o exemplo da Linha 17-Ouro, onde o governo optou pelo projeto do Metrô, mesmo com a existência de um projeto privado.

A construção da Linha 19-Celeste é considerada fundamental para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo e integrar ainda mais as cidades de São Paulo e Guarulhos. A nova linha também deve impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

Mapa da futura Linha 19-Celeste do Metrô

Deixe um comentário