A concessionária ViaMobilidade informou que irá recuperar e colocar em condições operacionais o trem da Série 8500 (H556), que foi flagrado em estado de abandono no Pátio de Presidente Altino, em Osasco. A informação foi dada pela concessionária ao Mobilidade Sampa nesta quinta-feira, 03 de outubro .
A composição H556 foi um dos trens que a CPTM emprestou à ViaMobilidade enquanto a empresa aguardava a chegada de seus novos trens da Série 8900 . Ao todo, a CPTM emprestou 8 trens da Série 8500, dos quais sete já foram devolvidos, restando apenas o H556 .
O trem foi severamente canibalizado, servindo como “doador de peças” para outras composições da mesma série, enquanto estavam em operação nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade.
Atualmente, o trem H556 está totalmente desmontado, com seus oito carros separados e alguns deles apoiados em truques falsos . Segundo a ViaMobilidade , o trem passará por um processo de manutenção , que inclui o reparo de alguns componentes eletrônicos e a substituição de todas as 64 rodas da composição.
A previsão da equipe de manutenção da ViaMobilidade é que o trem seja devolvido em plenas condições operacionais à CPTM até o primeiro semestre de 2025 , quando o processo de substituições de rodas e testes de todos os sistemas for concluído.
O trem H556 foi fabricado pela CAF e faz parte de um lote de 35 trens encomendados pela CPTM , cuja frota foi entregue entre 2016 e 2019 . O H556 entrou em operação em fevereiro de 2018 , tendo apenas seis anos de uso .