Durante visita ao Pátio Morro Grande, na segunda-feira, 30 de setembro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou a importância do plano de qualificação para a nova Linha 16-Violeta do metrô, que está sendo desenvolvido em paralelo à construção da Linha 6-Laranja.
O foco deste projeto é a otimização do uso das tuneladoras já em operação no Brasil, evitando a necessidade de adquirir novos equipamentos do exterior e, assim, minimizando custos e processos logísticos. Atualmente, as escavações da Linha 6-Laranja estão concentradas entre as estações Higienópolis e 14 Bis, com previsão de chegar à estação São Joaquim.
O governador expressou a intenção de utilizar os “tatuzões” que já estão em operação para as futuras escavações da Linha 16-Violeta, que, em sua primeira fase, ligará a região de Oscar Freire até Abel Ferreira, com planos de extensão até Cidade Tiradentes, abrangendo uma significativa área da Zona Leste.
“Quero aproveitar as duas tuneladoras que estão em operação aqui na linha 6-Laranja para já começar a escavação lá na frente da linha 16-Violeta,” afirmou Tarcísio.
Essa estratégia visa acelerar o processo de construção e maximizar o uso dos recursos disponíveis, mobilizando os maquinários de forma coordenada em diferentes trechos.
Em 28 de agosto de 2024, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) recebeu a Manifestação de Interesse Privado para a construção do ramal, com investimento total estimado em R$ 25 bilhões, por meio de uma parceria público-privada (PPP). A estimativa é que a implantação da nova linha gere mais de 9 mil empregos.
Características da Linha 16-Violeta
A Linha 16-Violeta terá 17 km de extensão e contará com 16 estações, ligando a região da Oscar Freire até a Estação Abel Ferreira, na Zona Leste. A previsão é de que a linha transporte mais de 226 milhões de passageiros por ano, reduzindo em 60 minutos o tempo de viagem entre as duas regiões, proporcionando uma significativa melhoria na mobilidade urbana da capital paulista.