Ricardo Nunes ( MDB ) foi reeleito neste domingo (27) como prefeito de São Paulo , obtendo 59,56% dos votos válidos e derrotando o candidato Guilherme Boulos ( PSOL ). O resultado das eleições foi divulgado às 18h43 , com 89,78% das urnas apuradas . Boulos recebeu 40,43% dos votos válidos , o que representa uma diferença de cerca de 1 milhão de votos entre os adversários.
Nunes tomará posse para o novo mandato em 1º de janeiro de 2025 , e terá como vice o Coronel Mello Araújo ( PL ), indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ( PL ).
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A vitória do emedebista se deu em um contexto de abstenção histórica , com mais de 31% dos eleitores não comparecendo às urnas neste domingo (27). O atual prefeito contornou com um amplo leque de alianças políticas , formando uma coligação que abrange doze partidos : PP, MDB, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Mobiliza, e União Brasil. Este acordo garantiu a Nunes o maior ritmo de propaganda de TV durante o primeiro turno das eleições.
A campanha foi marcada por ataques , agressões , e processos legais. Neste domingo, Nunes também cometeu uma nova ação e uma denúncia-crime de Boulos, após seu principal cabo eleitoral, o governador Tarcísio de Freitas ( Republicanos ), afirmou que o PCC teria enviado supostos salvas orientando familiares de presos a um eleitor no psolista. O TRE nunca recebeu nenhum relatório sobre essas mensagens alegadas.