Representantes do governo, CEOs de empresas e especialistas em mobilidade promoveram nesta quarta-feira (16), diversos debates sob o tema “Competências para o futuro da Mobilidade Segura, Inteligente e Sustentável no Brasil”, durante o primeiro dia do 31° CONGRESSO E MOSTRA INTERNACIONAIS DE TECNOLOGIA DA MOBILIDADE SAE BRASIL.
O evento é considerado um dos maiores do segmento na américa latina e acontece até amanhã (17) na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
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O destaque da programação foi a primeira edição da Exposição Tecnológica e Simpósio SAE BRASIL para a Indústria do Hidrogênio, que visa apresentar as mais recentes inovações e avanços no setor.
O simpósio continua nesta quinta-feira, com palestras de especialistas conceituados que abordarão as tecnologias expostas e discutirão o potencial do hidrogênio de baixo carbono para a indústria brasileira.
O objetivo é fomentar a reindustrialização do Brasil por meio da capacitação da indústria nacional e da nacionalização das tecnologias.
“Muitos painéis estão trazendo inovações sobre sustentabilidade, economia de baixo carbono e transformação da indústria, desde a implementação de novas tecnologias até a capacitação de recursos humanos. Todos esses aspectos fazem parte do momento atual da mobilidade, alinhada à agenda global. Neste contexto, o Brasil tem um potencial muito grande para essa transição energética nos transportes. Existem muitas iniciativas e projetos em andamento nesta direção, que estão sendo apresentados aqui”, explica Ronaldo Bianchini, diretor-executivo da SAE BRASIL.
Intermodalidade
A sustentabilidade aplicada em diferentes modais também foi abordada nesta quarta-feira, como solução estratégica para otimizar o setor de transportes, levando em conta o contexto atual de rápido crescimento urbano e as crescentes preocupações ambientais.
O tema foi discutido nos painéis Intermodalidade, Rodoviário e Urbano, Aquaviário, Ferroviário e Mobilidade Aérea.
Transformação digital
Outro tema atual que marcou o primeiro dia do Congresso SAE BRASIL 2024 foi a inovação digital e seus impactos na mobilidade.
Especialistas de diversos setores trouxeram para o debate as melhores práticas interindustriais que podem transformar o setor de transportes, com a criação de soluções tecnológicas mais sustentáveis e eficientes.
Os painéis abordaram Transformação Digital, Conectividade, Inteligência Artificial, entre outras inovações que podem ser adaptadas para acelerar a digitalização da mobilidade no Brasil, solucionar problemas de emissões de carbono e gestão ambiental.
Neoindustrialização
A transformação da indústria com foco na sustentabilidade foi um outro aspecto debatido no Congresso, que demonstrou como empresas líderes estão implementando tecnologias avançadas para otimizar processos, melhorar a gestão de qualidade e promover inovação.
Diversas abordagens foram realizadas nos painéis SAE 4Mobility, Economia Circular, Competências para a Indústria da Mobilidade e Capacitação das empresas.
SAE BRASIL
A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”.
Participam da entidade profissionais de diversas áreas com a missão de criar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento de tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.
Com seis mil associados e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do país, a SAE BRASIL se consolidou como uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.
Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial cientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento sobre mobilidade e inserir o país no processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, terceiro setor e órgãos técnicos do governo.
É filiada à SAE International, que foi fundada em 1905, nos EUA, por visionários como Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison.
Ao longo de mais de um século tornou-se uma das principais fontes de conhecimento, normas e padrões dos setores automotivo e aeroespacial, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.