Obras do novo túnel de ligação entre as estações Consolação e Paulsta avançam

A construção do poço de exaustão e serviço que permitirá a execução do segundo túnel de ligação entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela) já foi concluída. No momento, as equipes estão montando andaimes para iniciar a impermeabilização da parede do poço. A escavação alcançou 31,5 metros de profundidade, com a remoção de 2.324,40m³ de terra .

Antes de iniciar a escavação dos dois trechos do túnel (norte e sul), será necessário realizar o revestimento secundário do poço e a laje de fundo , atividades previstas entre outubro e dezembro deste ano. A partir de então, as obras do trecho norte do túnel, que vai em direção à Linha 4-Amarela, deverão começar. A escavação do trecho sul , sentido Linha 2-Verde, tem previsão de início em fevereiro de 2024 .

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A construção é especialmente desafiadora para ocorrer em uma área densamente urbanizada, com grande fluxo de pedestres e veículos, ou que exige um planejamento logístico rigoroso . A técnica utilizada, conhecida como NATM (“Túnel Mineiro”), envolve escavações sequenciais, reforçadas com concreto projetado, cambotas metálicas e outros elementos estruturais para garantir segurança e estabilidade.

    Com capacidade para acomodar 18 mil pessoas por hora , o novo túnel vai melhorar o fluxo de passageiros entre as duas linhas, aliviando a interligação atual, que passa a operar em um sentido único . Além disso, a estação Paulista já conta com um novo acesso pela Rua Bela Cintra , entregue em 2023, que beneficia diariamente 17 mil pessoas e contribui para uma transferência mais ágil e confortável entre as linhas.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário